O menino sol que nunca queria ir dormir

Há muito, muito tempo, há milhões de anos atrás, não existia nada à face da terra… Nada de nada! Nem mesmo pessoas ou animais. Em contrapartida, o céu já era habitado: o Sol, a Lua, as estrelas… Já lá estavam todos. Naqueles tempos, eram ainda muito novos, caprichosos, malucos e, por vezes, mal-educados. Sobretudo o Sol! Passava o tempo a passear os seus raios novos e ofuscantes, todo orgulhoso por ser o mais luminoso, o mais cintilante! Aborrecia toda a gente com os seus raios, o seu calor e a sua luz.

— Pára de brilhar! Fazes-nos mal aos olhos! — diziam as nuvens.

— Apaguem-no! Não consigo fechar os olhos! — resmungava a Lua.

— Ah, estes jovens! Julgam que podem fazer tudo! — protestavam as estrelas mais velhas.

— Nunca estás quieto? — suspirava a Terra, extenuada.

— É sempre de dia! Nem podemos fechar os olhos! — diziam as pequenas estrelas, que, como todas as crianças, precisavam de dormir.

Todos os habitantes do Céu, cansadíssimos, irritados, tristonhos, começaram a pensar no que fazer ao menino Sol para ele brilhar menos: fechá-lo num armário escuro, pôr-lhe graxa preta…

— Isto não pode continuar! — trovejava a Trovoada. — Temos de encontrar uma solução.

E teve logo uma ideia, que contou à Lua e às estrelas.

A Trovoada teve então uma conversa com o menino Sol.

— Solzinho, tivemos uma ideia. Vais brilhar entre nós algumas horas e, depois, ala!… vais brilhar para o outro lado da Terra. Assim, fazes algumas horas connosco e algumas horas com o outro lado. Enquanto lá estiveres, eles divertem-se e nós dormimos. E enquanto estiveres entre nós, são eles a descansar. Assim, não precisas de parar e toda a gente ficará satisfeita!

O menino Sol saltou de alegria face à ideia de ter duas casas e, sobretudo, amigos em todo o lado.

A partir daí passou a haver noite na terra, para grande felicidade dos seus habitantes, que podem assim repousar. Foi nessa altura, aliás, que os homens apareceram, dizendo que, com um pouco de Sol durante o dia e um pouco de escuro à noite, a vida seria bem agradável na Terra.

Sabe-se que, à noite, o Sol nunca chega a desaparecer totalmente, mas que está simplesmente do outro lado da Terra, a viver a sua segunda vida, na sua segunda casa, à espera de voltar. É por isso que nunca se deve ter medo do escuro.

 

Abracinhos

 


Contactos

Se quiser a visita da BONECA LACINHOS na sua escola, festa dos seus filhos ou outro evento, é só contactar





Notícias

Dia Mundial da Criança (de novo)

19-05-2018 10:36
Não há uma sem duas, nem duas sem três, nem três sem quatro: a Boneca Lacinhos continua a receber convites para o Dia Mundial da Criança. Duas delas já agendadas há mais de 2 meses, mas há dias recebeu também a solicitação para ir ao Centro Hospital do Barlavento Algarvio, da Helena Calado e até...

—————

Dia Mundial da Criança

14-05-2018 15:57
A Boneca Lacinhos vai passar o Dia da Criança da maneira que ela mais gosta: com as crianças, a contar histórias. IUPI!!! Desta vez com uma novidade, com uma faixa etária que, embora há muito tenha vontade de experimentar, ainda nunca o fez: BEBÉS! Oh! Gudchi! Gudchi! :) Já está, até, a preparar-se...

—————

Histórias na Escola da Pedra Mourinha

11-05-2018 16:24
Um pouquinho antes da Páscoa, os meninos da Educadora Fernanda Lima e da Educadora Ana Cláudia, do Jardim de Infância da Pedra Mourinha, foram à Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes assistir à atividade "Contos Cá & Lá", com a minha amiga Isabel e uma das suas colegas. Quando deram de...

—————

Novidades boas a caminho. IUPI!!!!

22-04-2018 19:35
SHIIIIIIU! AGUARDEM! :)  

—————

Uns ovos de Páscoa muito docinhos e especiais :)

29-03-2018 21:20
Não posso adiantar muito, o segredo é a alma do negócio, mas o Coelhinho da Páscoa trouxe umas ótimas notícias para a minha amiga Isabel e para mim também. IUPI!!!! Quando puder logo partilharei convosco. Obrigada Coelhinho!!!   QUEM ESPERA SEMPRE ALCANÇA!!!! ABRACINHOS

—————

Festa de Natal (2017) dos meninos do pré-escolar da Pedra Mourinha

14-12-2017 21:50
E mais um ano que a Boneca Lacinhos é convidada para a Festa de Natal do Jardim de Infância da Pedra Mourinha, mas desta vez o convite vem de uma mãe - Sara Guerreiro - que pretende fazer uma surpresa à filha que ficou encantada com a Boneca Lacinhos :) Obrigada Sarita. Espero que gostes e,...

—————

A agenda já começa a ser preenchida

03-11-2017 20:36
Estamos no inicio de novembro e a Boneca Lacinhos já começa a receber convites para as festas de Natal. Aliás, recebeu o convite ainda em outubro, precisamente no dia 30. Em princípio será uma festa de Natal, no dia 15 de dezembro de 2017 mas prefiro ainda não revelar onde. Sempre ouvi dizer que o...

—————

A Boneca Lacinhos na Biblioteca Municipal de Portimão

29-10-2017 19:35
No dia 28 de outubro de 2017, pelas 16h, a Boneca Lacinhos - Contadora de Histórias Mágicas irá estar na Biblioteca Municipal de Portimão a contar histórias, integrada na atividade "Histórias para Ouvir e Contar"  

—————

Festa de Final de Ano no Jardim de Infância da Pedra Mourinha (antigo edificio)

20-06-2017 10:00
A convite da Educadora Paula Couto, a Boneca Lacinhos - Contadora de Histórias Mágiacas, estará no dia 20 de junho de 2017, pelas 10.00 h, no Jardim de Infância da Pedra Mourinha (edificio antigo), para ajudar os meninos e meninas a festejar o seu final de ano letivo.

—————

Festa de Natal (2016) dos meninos do pré-escolar da Pedra Mourinha

02-12-2016 19:44
E está confirmada a data para a Festa de Natal dos meninos do pré-escolar da Pedra Mourinha: dia 15 de dezembro, pelas 14.30h. Mais um convite da Educadora Fernanda Lima.

—————